DRGE – DOENÇA DO REFLUXO OU REGURGITAÇÃO

Regurgitação ou Doença do Refluxo Gastroesofágico – DRGE?

Essa é uma dúvida frequente que as mamães possuem quando os bebês apresentam as primeiras golfadas de leite após as mamadas.

Isso é normal?

Será Refluxo?

Preciso dar medicação?

Para responder essas questões precisamos saber qual a diferença entre Regurgitação e Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE)

REGURGITAÇÃO

É a volta do conteúdo do estômago para o esôfago e depois será eliminado pela boca. O bebê vai mamar, engolir o leite, que passará pelo esôfago em direção ao estômago.

Por algum motivo esse leite faz o caminho de volta: do estômago para o esôfago e saindo pela boca, sem que se faça esforço.

Nos bebês saudáveis podemos encontrar a REGURGITAÇÃO FISIOLÓGICA, ou seja, uma regurgitação que faz parte do desenvolvimento normal do bebê, pois ele ainda apresenta uma certa imaturidade do seu aparelho digestivo.

Na junção do esôfago com o estômago, encontramos uma válvula que impede que o conteúdo ácido do estômago volte para o esôfago, chamamos de Esfíncter Esofagiano Inferior.

Meu filho precisa do pediatra

Nos bebês, pela imaturidade normal do aparelho digestivo, encontramos essa “válvula” do estômago e esôfago um pouco “afrouxada”, permitindo assim, que o conteúdo do estômago suba para o esôfago, podendo ou não sair pela boca.

É um processo normal, fisiológico, que se inicia com mais de 3 semanas de vida e se resolve por volta de 6 meses.

O bebê pode apresentar mais de 4 regurgitações por dia, tudo dentro da normalidade.

É aquele bebê que regurgita e não chora, que está saudável, ganhando peso adequadamente e apresentando um bom desenvolvimento e crescimento.

Chamamos esse bebê de BEBÊ REGURGITADOR FELIZ”, pois, não encontramos nenhum sinal de gravidade.

Mas nem sempre o refluxo será fisiológico, em alguns casos ele provoca desconforto e o bebê apresentará alguns sintomas, será um refluxo patológico: Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE).

DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO – DRGE

A DRGE pode se manifestar de maneira típica com vômitos exagerados e frequentes, ou com o refluxo oculto, aonde não observamos a presença de vômitos e nem de regurgitações.

A válvula do estômago-esôfago deixa escapar uma quantidade de leite para o esôfago de maneira constante, o leite “sobe e desce” sem parar.

O bebê apresenta uma maior irritabilidade, é um “bebê chorão”.

As mamadas são nervosas, o bebê mama, chora, para de mamar,  se “joga para trás” fazendo um arqueamento do corpo, volta a mamar, chora e assim vai…

Isso ocorre por que o conteúdo gástrico irrita a mucosa do esôfago, que não foi preparada para receber o ácido vindo do estômago, e assim, causando a dor.

É um bebê que tem fome mas que recusa o alimento, e que possui um sono extremamente agitado.

Na consulta médica observamos um bebê irritadiço, que não ganha peso de maneira adequada, e que ainda pode apresentar algumas infecções associadas (chiado no peito, tosse, otites de repetição)

Em alguns casos, a DRGE pode estar associada à Alergia a Proteína do Leite de Vaca (APLV) , e os sintomas de refluxo serão mais graves. Nesse caso há necessidade de exclusão de leite e derivados:

  • Se o bebê está em aleitamento materno, indicamos uma dieta materna com restrição aos laticínios
  • Se não for aleitamento materno, indicamos uma fórmula apropriada para o bebê.

Podemos tomar algumas medidas para prevenção do refluxo, independente se é um refluxo fisiológico ou patológico.

São elas:

  1. Mamães com bebês que apresentam muitas regurgitações, mas com ganho de peso adequado e sem dor, podem ficar despreocupadas!Isso vai passar conforme o bebê cresce, lá pelos 6 meses, quando ele começa a ficar sentadinho e iniciar a alimentação complementar.
  1. Colocar o bebê para mamar mais em pé, sempre com a cabeça mais alta do que o corpo;
  1. Fazer o bebê arrotar e ficar com ele em pé cerca de 20 minutos antes de deitá-lo.
  1. Elevação do berço a 30º, ou usar um colchão anti-refluxo.
  1. Cuidado maior com o bebê que mama em excesso, pois qualquer movimento, seja ele um arroto, um “pum” ou bebê que se contorce demais por causa das cólicas, faz regurgitar.Isso fica fácil de imaginar se observarmos uma garrafa Pet de 2L bem cheia até a tampa, qualquer movimento que fizermos, ou se apertarmos a garrafa a água irá transbordar. Assim é o bebê!
  1. Evitar fraldas e roupinhas apertadas, pois aumenta a pressão na barriguinha e faz regurgitar
  1. Evitar trocar o bebê depois das mamadas, mas se for necessário trocar não elevar as perninhas, para não aumentar a pressão dentro da barriga do bebê e assim regurgitar
  1. Coloque o bebê para dormir sempre de barriga para cima e com a cabeça de lado.
  1. Aleitamento materno sempre, ou na sua impossibilidade usar as fórmulas adequadas indicado pelo Pediatra
  1. Faça as consultas de Puericultura com seu Pediatra.

Este texto te ajudou?

Deixa o feedback nos comentários

Dra. Audrey Rebuglio.

Inscreva no canal do Youtube

2 comentários em “DRGE – DOENÇA DO REFLUXO OU REGURGITAÇÃO”

Deixe um comentário