A Importância dos Contos de Fadas no Desenvolvimento Infantil

Os contos de fadas são tão intrigantes, que até os pesquisadores da neurociência têm pensado no assunto. Segundo pesquisas recentes, o papel das histórias fantásticas não limita-se apenas ao entretenimento. Elas trabalham a linguagem de forma mais eficaz que as histórias comuns, ensinam as crianças a administrarem seus próprios medos e são fundamentais na construção do senso de realidade, já que permite a criança refletir e contrapor, o mundo real e o mundo fantástico.

Falar sobre as emoções e ensiná-las às crianças tem se tornado cada vez mais importante. Falar sobre o que estão sentindo e se expressar da forma correta, permite à criança uma maior resolução de seus conflitos e o adulto ao entender corretamente o que está acontecendo, também é capaz de auxiliá-la da melhor forma. Na contação de histórias é possível trabalhar as emoções com as crianças questionando os sentimentos dos personagens e de que forma eles conseguiram resolver seus problemas. Além disso, também se desenvolve a empatia, que é a capacidade da criança de perceber e se
colocar no lugar do outro. Aspecto fundamental para uma boa relação na vida adulta.

Ler com seus filhos é uma experiência extraordinária! Inclua na rotina antes de dormir ou aos finais de semana! Além de trabalhar estas questões tão importantes, aumentará o vínculo entre vocês!

 

Como incentivar meu filho a ler?

Procure dar o exemplo, permitindo que a criança o veja lendo;

Leia para o seu filho;

Dê preferência para os livros que ele se interessa e, aos poucos, comece a propor leituras também;

Inicie com histórias curtas e bastante ilustradas;

Mostre-se interessado pela opinião dele sobre a narrativa, questione sobre as decisões dos personagens e estabeleça relações com o dia a dia!



por: Carolina de Souza.
Crédito da Imagem: O que tem na nossa estante.
Leia também: A música e seu papel no desenvolvimento infantil

Deixe um comentário