MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO DOS FILHOS

Mudanças e o Impacto na Vida e no Comportamento dos Filhos

Seja mudança de casa, de cidade, país ou escola, mudanças sempre geram expectativa e ansiedade, tanto nos pais quanto nas crianças.

A espera por chegar em um lugar novo traz curiosidade, empolgação e sonhos. Mas nem sempre é assim, algumas mudanças acontecem bruscamente, outras não são esperadas e algumas podem até mesmo ser contra nossa vontade.

Afinal, como lidar com as emoções que acompanham as mudanças? O que dizer aos nossos filhos e será que existe uma forma de diminuir o impacto na rotina?

Algo importante de se pensar é que toda a ansiedade que toma conta do adulto, acaba refletindo nas crianças.

Elas captam essa angústia e demonstram por meio de mudanças no comportamento. Algumas ficam mais agitadas, outras ficam irritadas ou mesmo chorosas, solicitando uma maior atenção dos pais. Isso acontece porque sempre que a ansiedade se instala ela traz consigo sentimentos de insegurança.

Portanto, para evitar essa sensação de não saber o que está por vir, recomenda-se conversar com os filhos e explicar os motivos e o todo o passo a passo que vem a seguir.

Fica muito mais fácil vivenciar uma transformação quando sabemos o porquê dela e como irá acontecer.

  • Mudança de casa:
  • Leve seu filho para conhecer a casa nova antes de mudarem, mostre seu futuro quarto, permita que ele participe do planejamento da decoração, perguntando onde ficará a cama ou qual será a cor da parede, por exemplo.
  • Mudança de cidade ou país:
  • Se não for possível conhecerem antecipadamente, mostre pela internet imagens do lugar, das áreas de lazer, da rua onde irão morar.
  • mudança de escola:
  • Visitem a nova escola antes do início das aulas, mostre a sala onde irá estudar, quadra e parquinho. Fale sobre as aulas extras.

Mudanças nem sempre são fáceis e podemos conversar sobre isso também.

Os lugares por onde passamos e pessoas que conhecemos, deixam saudade e também boas lembranças. Se possível, façam visitas à casa ou amigos que fizeram, preservar vínculos é muito positivo!

Estar disponível para conhecer novas pessoas, é muito importante também! Mas para isso, precisamos ensiná-los e encorajá-los!

Por Carolina Silva

Leia também: A importância dos contos de fadas no desenvolvimento infantil.

Entra no nosso canal do Youtube

Deixe um comentário