O prazer pela leitura começa na família

Sabemos que hoje as crianças estão muito envolvidas com celulares, computador, vídeo game e deixaram de lado o prazer pelas histórias e pelos livros, mas esse instrumento é capaz de abrir um espaço importantíssimo na vida dos pequenos: o estimulo ao conhecimento.

Quando lemos o que nos interessa, queremos ler mais e mais, queremos saber quais serão os desfechos daquela história, dos personagens e nos faz entrar num campo da imaginação muito importante que outros meios de comunicação não entram.

Os livros são profundos e estimula a aproximação da família, que podem se unir para lerem um capitulo, para contar uma história, para falar do que estão lendo, enfim, é uma excelente ferramenta para todos os membros da família.

Como incentivar com prazer

– A mais importante das dicas: Seu exemplo é o que faz toda diferença. Deixe seu filho ver o que está lendo, conte para ele, comente as histórias ou notícias, deixe seu filho participar desse momento.

– Descubra quais são o interesses de seu filho: Através de conversas e da sua percepção você vai descobrindo sobre o que ele gosta. Pode ser sobre castelos, dragões, esportes, planetas. Os interesses podem e devem ser dos mais variados e oferecer leituras sobre os assuntos que a criança mais gosta, vai abrir espaço para esse momento com mais facilidade.

Meu filho precisa de psicoterapia

– Leia para ele como forma de incentivar, dramatize as histórias, faça as vozes dos personagens e o incentive-o a fazer o mesmo. Isso torna mais divertida e descontraída a hora da leitura.

– Outra dica de ouro: Faça perguntas sobre as histórias, estimule seu filho a pensar, a ter opiniões concretas sobre o que está lendo, falando o que achou bom e o que achou ruim, se ele se identificou com algum personagem, ou se identificou alguém da família. Esse estímulo ajuda as crianças a ficarem mais concentrados nas histórias.

– Se for possível, crie um ambiente para a leitura, com um lugar confortável, e calmo, proporcionando mais prazer para esse momento.

– Ofereça vários tipos de leitura: Livros de histórias, livros para as atividades escolares, revistas, jornais, gibis. Um bom passeio são as bibliotecas, pois além de ser gratuita, é um bom momento para despertar a curiosidade pelas histórias.

– Hoje temos os recursos tecnológicos, então dá para ler através de celulares, tablets e computador, porém nada se compara ao cheio de um livro novo.

Quais vantagens da leitura

– Que existe prazer na leitura, isso é um fato, mas além de ser um momento de descontração, existe também benefícios no desenvolvimento das crianças e esse hábito pode se tornar um hobby diário.

– Algumas habilidades são potencializadas na hora da leitura, assim como, fortalecer a capacidade de concentração, atenção e a capacidade de aprender novas palavras, aumentando seu repertório linguístico e assim aprendendo a usar as palavras de forma correta. O cérebro se exercita, pois a leitura é uma tarefa complexa, pois estimula várias áreas, sendo assim, também a memória.

– A leitura estimula a criatividade e o conhecimento de outras culturas, lugares, épocas, costumes e pessoas. Os livros são uma ótima ferramenta para ativar essa área do cérebro, além de ativar vários sentimentos através das histórias.

E vale lembrar que o prazer da leitura começa com o hábito. Então quanto antes começarem, melhor será.  Por tanto nunca use a leitura como forma de castigo para seu filho, pois assim, o prazer pelas histórias será impossível de acontecer.

Reúna a família, leia para os pequenos, deixem seus filhos lerem para vocês e entrem no mundo da imaginação todos juntos.


Por Brunna Pereira.

Crédito: Freeimagens

 

Deixe um comentário