O Papel Do Terapeuta Ocupacional no Contexto Escolar

Você sabia que o Terapeuta Ocupacional pode atua no escola?

A Terapia Ocupacional atua em diferentes contextos de reabilitação infantil e um deles é contexto escolar. A educação é uma importante ocupação humana e fornece a base para um desenvolvimento saudável e próspero.

Nesse texto, vou abordar o papel do terapeuta ocupacional no contexto escolar e como esse profissional pode contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

A terapia ocupacional é uma profissão da área da saúde e assistência social responsável pelo uso terapêutico de atividades e ocupações humanas, sejam de autocuidado, trabalho, estudo e lazer. Considerando isso, o principal objetivo do terapeuta ocupacional na escola é promover a facilitação dos processos de aprendizagem por meio de atividades estruturadas, lúdicas e brincadeiras.

O profissional busca ainda auxiliar no desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e sociais que facilitem o desempenho dos estudantes em atividades cotidianas e escolares.

Descobrindo Crianças Através das Artes

No contexto escolar, crianças e adolescentes tem a oportunidade de ampliar sua visão de mundo e isso só é possível quando a família trabalha em conjunto com a escola. Portanto, o terapeuta ocupacional atua em parceria com a família, a equipe pedagógica (professores, pedagogos, psicopedagogos) e com profissionais de apoio (profissionais que se encarregam da alimentação e higiene das crianças), visando contribuir para o desenvolvimento dos alunos.

O terapeuta ocupacional pode ainda:

  • Orientar pais, professores e colaboradores sobre estratégias para auxiliar no aprendizado das crianças e adolescentes.
  • Estruturar a rotina dos alunos e professores em sala de aula para organização do cotidiano escolar. Um dos métodos utilizados é o Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PEC’s) que consiste em mostrar uma imagem ao aluno daquilo que ele irá realizar na sequência. Por exemplo, mostrar uma imagem de crianças comendo antes de iniciar o lanche. O uso das PEC’s é muito utilizado com crianças autistas ou com dificuldade de flexibilização, através da visualização das imagens a criança prepara-se para finalizar uma atividade e iniciar outra.
  • Melhorar e adaptar o ambiente, tornando-o mais lúdico e interessante ao aprendizado.
  • Facilitar o aprendizado por meio de brincadeiras e realizar treino de habilidades e atividades.
  • Promover a independência e autonomia dos alunos nas atividades de vida diária, ou seja, treinar a alimentação, escovação de dentes e uso do banheiro.
  • Favorecer respostas a estímulos sensoriais, através de atividades que envolvam o uso dos sentidos.
  • Confeccionar adaptações e materiais de apoio para o aluno, quando necessário, visando ampliar sua participação nas atividades.

Apesar do público alvo do terapeuta ocupacional serem crianças e adolescentes com transtorno do desenvolvimento, disfunção neuromotora, processamento sensorial ou múltipla deficiência, não apenas elas podem aproveitar-se da intervenção desse profissional.

O terapeuta ocupacional tem em sua expertise um olhar sobre o desenvolvimento humano saudável e pode avaliar e identificar possíveis disfunções no desempenho ocupacional.

Além disso, seu foco de trabalho é sempre na pessoa, no contexto e ambiente e na ocupação. Dessa forma, o profissional pode contribuir para a promoção da autonomia e independência dos alunos focando em seu desempenho nas atividades que sejam significativas e importantes para eles.

Por Suellen Merencio

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